Barra do Piraí

Situado a apenas 117 Km do Rio de Janeiro, o município de Barra do Piraí ainda conserva em suas igrejas e casarões a opulência dos anos de prosperidade no Vale do Café. Algumas de suas antigas fazendas agora estão abertas à visitação, outras se tornaram pousadas para receber os turistas.

 

A cidade se chama Barra do Piraí, pois Barra quer dizer foz de um rio. E como em Barra do Piraí, o rio Piraí se lança no rio Paraíba do Sul, formando assim a foz do rio Piraí. Logo como Barra do Piraí é uma cidade cortada por dois rios; o rio Paraíba do Sul e o Piraí, nada mais adequado do que o seu nome.

 

A origem de Barra do Piraí remonta aos meados do século XIX, quando se formaram dois povoados: São Benedito e Sant’ Ana. Elevada a município em 1890, começou a tornar-se importante e a desenvolver-se em 1864, com a chegada da estrada de ferro Dom Pedro II – mais tarde denominada Central do Brasil. A partir daí, progressivamente, Barra do Piraí cresceu e tornou-se o maior centro comercial da região cafeeira.

Clima